Atualidades

Oportunidade de cursar o ensino superior com bolsa de estudos

A oportunidade de cursar o ensino superior está mais próxima do que imagina. Com o FIES 2021, os jovens e adultos podem usar sua nota do ENEM para solicitar o crédito pessoal. O FIES 2021 é válido duas vezes ao ano, no início de janeiro e junho. Saiba mais sobre como funciona esse programa!

O que é o FIES 2021?

Oferecendo oportunidade de cursar o ensino superior em uma universidade privada, o Programa de Financiamento Estudantil (FIES), beneficia milhares de pessoas todos os anos.

A ideia é que o sistema pague as mensalidades integrais do curso desejado, e depois da formatura o jovem comece a quitar seu débito. Estima-se que os contemplados tenham até catorze anos para o pagamento do saldo devedor.

Para se inscrever no FIES 2021 é necessário ter participado do ENEM a partir da edição de 2010. E conquistado pelo menos 450 pontos na média das provas objetivas, e mais que zero na redação.

✓ Acompanhe outros programas do Governo:

  • PROUNI 2021
  • SISU 2021

Além disso, existem exigências sobre o perfil socioeconômico do candidato. Por exemplo, comprovando renda familiar de 3 a 5 salários mínimos por pessoa. Os candidatos são divididos em categorias, conforme sua renda.

Novas regras do FIES 2021

Nos últimos anos surgiram novas regras do FIES 2021, dividindo os candidatos por modalidades. Por semestre são pelo menos 155 mil vagas disponíveis.

Sendo que o candidato, conforme seu perfil, pode escolher entre as categorias:

  • FIES: destinado a pessoas com renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa. Possibilita juros zero, e deve ser feito apenas em uma agência da Caixa Econômica Federal;
  • P-FIES: destinado a pessoas com renda familiar de até 5 salários mínimos por pessoa. Deve ser feito em uma agência particular credenciada. Possui, pelo menos, 50% de vagas à mais que a outra modalidade.

Durante a inscrição é preciso informar um fiador. Uma pessoa que inclui a renda dela ao do candidato e garante que caso o jovem não tenha condições de arcar com a dívida, assumirá o saldo devedor.

Normalmente essa pessoa é o pai, mãe, avós ou parentes próximos. Quanto maior a renda do fiador, mais chances de conseguir a aprovação total do crédito em bancos privados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *