Atualidades

Cursos com maior oferta de vagas no ensino superior

As inscrições SISU 2020 são mecanismos que faz uso das notas do ENEM para selecionar os estudantes que desejam assumir vagas em cursos de instituições participantes do programa.

Muitos são os estudantes brasileiros que participam do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, com o intuito de conseguir ingressar em alguma instituição do ensino superior, tanto públicas, quanto particulares.

No entanto, para aqueles que têm suas atenções mais voltadas para as universidades públicas, existe um programa educacional criado pelo governo totalmente voltado para auxiliar na seleção de estudantes que desejam uma vaga em alguma instituição do gênero, o SISU 2020. Confira!!

Quem pode se inscrever no SISU

Segundo informações oficiais obtidas nos últimos processos de seleção, é possível identificar claramente quais são os principais requisitos para realizar as SISU inscrições, facilitando a vida de quem deseja se programar para participar da próxima abertura de inscrições.

Pois bem, os requisitos para se inscrever no SISU 2020 são os seguintes:

  • Ter participado da edição do ENEM do ano anterior;
  • Ter alcançado nota acima de 0;
  • Ter conseguido nota de no mínimo 450;
  • Ter estudado e concluído o ensino médio.

No entanto, é importante frisar que caso o estudante que deseje se inscrever no SISU informe ser de baixa renda, ele deverá comprovar sua condição apresentando atestado de pobreza, por exemplo.

Comparado a outros programas educacionais similares existentes atualmente no Brasil, o SISU é, sem sombra de dúvidas, o que apresenta a menor quantidade de requisitos exigidos dos estudantes que desejam se candidatar às vagas.

Inscrições Sisu 2020

As inscrições para o SISU normalmente ocorrem na porção final do mês de janeiro do ano seguinte à última edição do ENEM, sendo que neste ano, ela ocorreu entre os dias 23 e 26 de janeiro de 2019, sendo aberta aos estudantes participantes da edição de 2018 do exame.

Para se inscrever no SISU será necessário que antes o estudante participante confirme seus dados procurando digitar seu número de inscrição no ENEM e a sua senha de acesso, para, somente após isto, começar a escolher as duas opções de cursos que o programa dá direito.

Uma boa dica para o estudante será procurar por instituições que se encontram mais próximas dele, para facilitar a locomoção, entre outras coisas. Mas é sempre bom lembrar que nada impede que este estudante busque por universidades mais distantes, inclusive de outros estados.

Há duas modalidades de cursos para concorrer, e será no momento da inscrição que o estudante deverá escolher em qual delas ele irá concorrer, já que há as Cotas e também a Livre Concorrência.

Depois de feito todo este processo, bastará ao estudante interessado em participar e concluir sua inscrição SISU, confirmar suas duas opções de cursos para concorrer e aguardar a divulgação do resultado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *